sábado, 10 de outubro de 2009

Novas piadas

O maestro interrompe o ensaio e diz: - O primeiro trombone deu uma nota errada. Ó maestro- diz um músico-, mas o primeiro trombone ainda não chegou. Responde o maestro: - Então, quando ele chegar digam-lhe.

Ao chegar para o ensaio o maestro dá com um contrabaixista lavado em lágrimas. - Então o que se passou ? pergunta ele. - Foi um colega que me desafinou uma das cordas do contrabaixo. - Ó homem não é caso para tanto. Afine lá a corda para começarmos o ensaio. - Não posso, ele não me diz que corda foi!

Um violinista consegue finalmente a oportunidade de ser ouvido pelo grande maestro. Após tocar uma pequena peça, o agente pergunta ao maestro: Então que tal a execução? - O maestro pensa uns segundos e responde: Execução é um pouco exagerado, 20 anos parece-me mais justo.

Esta é do Miguel Gonçalves, trompetista brasileiro que felizmente resolveu vir para Portugal. Uma vez em que tocou numa banda que acompanhava um cantor daqueles que nunca sabe se deve entrar ou sair dizia ele: Nós não estamos a acompanha-lo, estamos a persegui-lo.


Um percussionista estreia-se numa orquestra sinfónica. Na primeira peça que ensaia só tem um golpe de pratos no primeiro tempo do compasso 146. Nervosíssimo vai contando os compassos... 142, 143, 144... o maestro interrompe e diz: - Então os pratos? - Maestro, ainda faltavam dois compassos, responde o percussionista. Não, contou mal, diz o maestro. Voltamos ao principio.
Cheio de atenção o músico conta... 143, 144, 145... TCHIM!!!. O maestro pára.- Ó homem ainda faltavam 3 compassos. Voltamos ao princípio e em vez de contar olhe para mim que eu dou-lhe a entrada.
De olhos cravados no maestro o músico aguarda com os pratos em posição. chegada a altura o maestro aponta-lhe a batuta. - Quem, eu ? pergunta o percussionista.

Nenhum comentário: