domingo, 11 de outubro de 2009

Instrumentos diferentes




Hoje postarei fotos e links de dois instrumentos, com os quais me deparei, e achei super diferentes. Um deles é o cello piccolo, ouvi uma matéria sobre a apresentação do cravista Nicolau Figuereido com um instrumentista que toca cello piccolo, nos vídeos vcs verão como o timbre é diferente. E o outro instrumento é o nickelharpa, é da família das violas e é tradicional na Suécia. Espero que gostem!!!!


A primeira imagem é do cello
picollo, e a segunda de várias nickelharpas.

sábado, 10 de outubro de 2009

DEFINIÇÕES

Piano-súbito - Indica uma oportunidade para algum obscuro músico de orquestra se tornar um solista.

Glissando - Uma tecnica adotada por instrumentistas de corda para passagens dificeis

Risoluto - Indica aos músicos da orquestra que eles deverão manter o tempo correto faça o maestro o que fizer.

Senza sordino
- Expressão usada para lembrar ao músico que se esqueceu de por a surdina alguns compassos atrás.

Crescendo - Expressão que lembra ao executante que ele tem estado a tocar demasiado forte.

Transposição - Mudança relativa da altura de uma peça que era muito grave para os contraltos e passa a ser muito aguda para os sopranos.

Cadencia - Quando toda mundo espera que você vá parar, mas tu não o fazes.

Diatónica - Schweppes de baixas calorias.

Virtuoso - Músico com boa formação moral.

Audição - Ato de submeter uma pessoa a situações de grande dureza para satisfazer o sadismo de alguém que já tem a opinião há muito formada.

Intervalo - Quanto tempo leva o músico a encontrar a nota certa. Há 3 espécies
1. Intervalo maior - muito tempo
2. Intervalo menor - alguns compassos
3. Intervalo invertido - quando tem de recuar um compasso e tentar de novo

Ritornello - Uma ópera de Verdi

Intervalo de 2ª menor
- Dois contrabaixos tocando em uníssono.

Fonte: http://tauc.aac.uc.pt

Novas piadas

O maestro interrompe o ensaio e diz: - O primeiro trombone deu uma nota errada. Ó maestro- diz um músico-, mas o primeiro trombone ainda não chegou. Responde o maestro: - Então, quando ele chegar digam-lhe.

Ao chegar para o ensaio o maestro dá com um contrabaixista lavado em lágrimas. - Então o que se passou ? pergunta ele. - Foi um colega que me desafinou uma das cordas do contrabaixo. - Ó homem não é caso para tanto. Afine lá a corda para começarmos o ensaio. - Não posso, ele não me diz que corda foi!

Um violinista consegue finalmente a oportunidade de ser ouvido pelo grande maestro. Após tocar uma pequena peça, o agente pergunta ao maestro: Então que tal a execução? - O maestro pensa uns segundos e responde: Execução é um pouco exagerado, 20 anos parece-me mais justo.

Esta é do Miguel Gonçalves, trompetista brasileiro que felizmente resolveu vir para Portugal. Uma vez em que tocou numa banda que acompanhava um cantor daqueles que nunca sabe se deve entrar ou sair dizia ele: Nós não estamos a acompanha-lo, estamos a persegui-lo.


Um percussionista estreia-se numa orquestra sinfónica. Na primeira peça que ensaia só tem um golpe de pratos no primeiro tempo do compasso 146. Nervosíssimo vai contando os compassos... 142, 143, 144... o maestro interrompe e diz: - Então os pratos? - Maestro, ainda faltavam dois compassos, responde o percussionista. Não, contou mal, diz o maestro. Voltamos ao principio.
Cheio de atenção o músico conta... 143, 144, 145... TCHIM!!!. O maestro pára.- Ó homem ainda faltavam 3 compassos. Voltamos ao princípio e em vez de contar olhe para mim que eu dou-lhe a entrada.
De olhos cravados no maestro o músico aguarda com os pratos em posição. chegada a altura o maestro aponta-lhe a batuta. - Quem, eu ? pergunta o percussionista.