domingo, 4 de julho de 2010

Série Compositores: Carlos Gomes

Carlos Gomes
Curiosidades
Fonte:http://musicaclassica.folha.com.br

Casamento conturbado

Carlos Gomes conheceu a pianista e professora italiana Adelina Peri quando ela dava aulas no Conservatório de Milão, pouco antes de 1870. Logo iniciaram um namoro. Mas os pais da moça eram contra o relacionamento. Eles só conseguiram se casar porque d. Pedro 2º enviou uma carta ao pai de Adelina dando ótimas recomendações do compositor. Eles tiveram cinco filhos --mas três morreram prematuramente. "[...] figura de 25 a 28 anos de idade, muito inteligente, uma irradiação geral de bondade e de amor infinito a Carlos Gomes. Cabelos negros, olhos pretos com fundo azul à brasileira, dentes de rara beleza, cútis alva, estatura média [...]. Ao vê-la ao lado do caboclo Gomes, sempre impaciente e de mau humor dir-se-ia uma ovelha ao lado de um leão", descreveu André Rebouças, engenheiro brasileiro e amigo do compositor. O casamento, já instável devido a dificuldades financeiras por conta das dívidas contraídas pelo músico, teve fim em 1885. Há quem diga que Carlos Gomes descobriu que era traído pela esposa, e que, depois de atirar todos os pertences da pianista pela janela, deixou a casa e fugiu com os filhos.

Alforria

Carlos Gomes foi objeto de homenagens em todo o país durante os últimos anos do século 19. Em Salvador, por exemplo, um retrato a óleo foi colocado no interior de um teatro, em uma cerimônia onde participavam cerca de 150 instrumentistas. Na ocasião, em nome do compositor, duas escravas receberam a carta de alforria.

Um caboclo na Europa

Quando morava em Milão, Carlos Gomes era visto, por muitos de seus contemporâneos, como um "animal" perdido em terras estranhas. O poeta italiano Antônio Ghislanzoni o retratava como um selvagem, cabelos revoltados, vestido com pesados casacos de pele, caminhando, sempre sozinho pelas ruas da cidade italiana. Embora sempre de cabeça baixa e cara emburrada, "era um rapaz extremamente doce e de caráter invejável".

A obra que virou abertura

A obra O Guarani, baseada no livro homônimo de José de Alencar, até hoje tem o tema de abertura executado no Teatro Alla Scalla, em Milão, nos inícios de todos os espetáculos. No Brasil, a obra ficou conhecida quando foi escolhida para iniciar o programa de rádio "A Hora do Brasil".

quinta-feira, 11 de março de 2010

Por que você escolheu este instrumento?

Deixe aqui seu comentário sobre o que mais te atrai ou te afasta do seu instrumento.